Desafiando as leis da termodinâmica

entropia2

Desafiando as leis da termodinâmica

O físico Rudolf Clausius é uma das referências no descobrimento das leis da termodinâmica. Uma de suas grandes contribuições foi a formulação do conceito de entropia, medida que busca expressar de quantas maneiras diferentes as partículas podem se organizar dentro de um sistema. O conceito passou a ser utilizado para explicar o efeito da irreversibilidade. Um dos exemplos mais didáticos desse fenômeno é o de um vidro ou um jarro quebrado, cuja entropia aumenta a tal ponto que torna impossível o objeto voltar ao estado inicial.

Pesquisei sobre a vida de Clausius, na certeza de confirmar que ele tinha filhos, e não deu outra: foram seis só no primeiro casamento, sendo que a esposa faleceu dando à luz os últimos dois!

Criei enorme simpatia pelo sr. Clausius. Mais do que um físico eminente, vejo um pai solteiro, com salário professor, tentando recuperar as coisas que as crianças quebravam dentro de casa. Depois de tanto desafiar as leis da termodinâmica, só deve ter-lhe restado explicá-las. Suas fórmulas não são mais do que uma demonstração do que ele já comprovava na prática.

Assim como Clausius, teríamos ido à falência aqui em casa se fôssemos repor tudo que as crianças já quebraram. A alternativa é conviver com o vaso de plantas mal remendado, lavar as escovas de dentes na água sanitária, encapar livros com papel contact e apreciar as infinitas combinações de materiais e cores ao colocar na mesa o que possa se chamar de conjunto de pratos.

Com o tempo, entendemos que, passando pela paternidade, jamais voltamos ao estado inicial.

Deixe um comentário neste post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *